Gospel Reflections

3º domingo de Advento

Matthew 11:2-11

Sunday Gospel Reflection by Irmã Rebeca Spires

Published: December 11, 2016


Então aqui estamos nós no meio do Advento, um Advento completo de quatro semanas! Esta época, com Natal e tudo, é fantasticamente maravilhosa. Imagine só: Deus todo-poderoso, criador dos céus e a terra, onisciente, todo bondoso, no paraíso, decide vir morar no meio de nós. E não só ficar no nosso meio, mas realmente ser um de nós. Isso é demais para nós compreender. Não importa que não entendemos, só temos que crer e confiar e viver na luz deste fato.

Durante Advento seguimos a história do povo de Deus na longa espera pelo Messias, e descobrimos que muito dessa história é como nossas vidas hoje com altos e baixos, caindo e levantando, erros e sucessos... Com tudo, HOJE, no meio das memórias, somos chamados a sermos especialmente felizes, alegres, e fortes. Fortalecei as mãos enfraquecidas, firmai os joelhos debilitados, criai ânimo, e cantai com infinita alegria brilhando em seus rostos!  (Is 35:3-4.10)

Alegria? Você não sabe que o mundo está em bagunça? – Racismo, intolerância, violência, fome, etc. etc... Alegria? – Por quê? Porque as lágrimas estão acabando, Deus vem salvar, vem fazer os cegos ver, os surdos ouvir...  (Is 35:5-6 e Mt 11:5)

É claro que o mundo é uma bagunça, então seja forte! Diz o Tiago 5:7-10: Não vos queixais uns dos outros, mas ficai firmes com um coração forte porque o Senhor vem. Isso é difícil, mas tomai por modelo de sofrimento e firmeza os profetas que falaram em nome do Senhor.

E por falar em profetas, veja o Evangelho. Primeiro Jesus responde à pergunta dos discípulos de João com uma irrefutável alusão a Isaías. Aí ele vira para a multidão e fala de João, o maior de todos os profetas e mais, o mensageiro do próprio Messias. E que modelo João é! Nem um pouco mole, ele leva uma vida austera. Com mãos fortes, joelhos firmes, com voz firme ele grita no deserto de maldade e indiferença que o Senhor vem salvar, que cada uma e todas juntas somos chamadas a continuar a missão que salva do Senhor Jesus. Isto é: dar comida a quem tem fome, saúde ao doente, vista ao cego, audição ao surdo, abrigo ao sem teto... Todas nós sabemos os diferentes níveis de sentido aqui, os diversos tipos de cegueira, surdez, fome, doença... É claro, ao nos ocupar fazendo tudo isso, não podemos deixar de dar abraços calorosos com todo amor pois isso dá esperança e conforto aos solitários, abandonados, excluídos e invisíveis.

Esta é a missão do Salvador.
Não é fácil, mas é tão lindo
que faz a gente brilhar.
Alegrai-vos sempre no Senhor!
Somos tão abençoadas! Deus é tão bom!

« View all Gospel Reflections