Gospel Reflections

27º DOMINGO DO TEMPO COMUM

Lucas 17:5-10

Sunday Gospel Reflection by Irmã Rebeca Spires

Published: October 02, 2016

Read Lucas 17:5-10

Disseram então os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé. Respondeu o Senhor: Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: Desarraiga-te,... Read More…


audio icon blue word

Irmã Ellen Dabrieo lê a reflexão da Irmã Rebeca Spires para o 27° Domingo do Tempo Comum.


Saudações e gratidão a todos nossos Anjos de Guarda hoje, manifestações vivas da ternura e amor com que Deus cuida de cada uma de nós.

Feliz primeiro domingo do Mês das Missões!

É um dia maravilhoso e as leituras da Bíblia desde a antífona de entrada (Ester) à antífona da comunhão (Lamentações) nos dão tanto a contemplar, a orar, a agradecer e a celebrar.

Habacuc nos traz o antigo grito: “Senhor, até quando?” No meio das tribulações e sofrimento, da agressão a nossa Mãe Terra, nossa casa comum, e a seus filhos, nós gritamos. É claro que Deus nos ouve e Ele nos responde em diversas maneiras. Por exemplo, no salmo Ele diz: “Eu escuto vocês. Agora não vão fechar os vossos corações, mas me escutam.” E na carta ao Timóteo vem o lembrete que Ele nos dá um espírito forte, amoroso e sério. Ele próprio, o Espírito Santo, vive em nós.  

Ele nos envia com os apóstolos em missão e nos diz que nós somos os “anjos” para o mundo de hoje, que nós somos enviadas a mudar o mundo, a trazer à plenitude Seus planos para toda a criação, por todos os seus filhos e filhas. Nós devemos ser os sinais, os portadores de seu grande amor por todas nós. Agora é Ele que grita para nós: “Até quando? Até vocês me levem a sério e trabalhem juntas – todos vocês, não importa sua religião, sua raça, seu gênero... – e vivam em harmonia e paz?” Papa Francisco ecoa o comando de Deus, insistindo que sejamos uma igreja sempre em saída, saindo de nós mesmos para estar com, partilhar com, servir, amar o outro, para endireitar as coisas novamente, restaurar a harmonia.  Como os profetas de antigamente, dizemos: “Quem? Eu? Ah não, eu sou jovem demais, velha demais, fraca demais…etc. etc.” Mas, lembra a carta ao Timóteo. Ele não só nos dá o espírito necessário e O Espírito, Ele promete: “Eu estou contigo sempre.”

Então, no Evangelho de hoje, Jesus diz: “Embora! Cresça sua fé! Você tem o poder; eu mesmo te dei. Acredite! Faça!” E dai, quando temos Feito tudo que podemos, dado tudo, até a própria vida, não tem motivo para se congratula. Afinal: “Somos simples servas; fizemos o que devíamos fazer.”

Oração para a Campanha Missionária de 2016:
Pai de Misericórdia, que criastes o mundo e o confiastes aos seres humanos, guiai-nos com vosso Espírito para que, como Igreja Missionária de Jesus, cuidemos da Casa Comum com responsabilidade. Maria, mãe protetora, inspirai-nos nessa missão. Amém.

 

 

 

« View all Gospel Reflections